Seu pai merece o melhor de Portugal

 

 

Não precisa ser pai para saber que os vinhos portugueses estão entre os melhores rótulos do planeta! Até por isso, são uma excelente opção para você presentear o cara que está ao seu lado e torcendo por você há tantos anos.

E você sabe como esses vinhos desembarcaram no Brasil?

Lá no século XVI, quando as grandes navegações começaram, a cultura de cultivo das uvas e produção dos vinhos já estava totalmente estabelecida na Terrinha. O vinho era tão ou mais consumido do que a própria água nas embarcações que deixavam os portos lusitanos com destino à sua maior colônia.

Sempre que um navio saía em busca de novas terras para explorar, os portugueses tinham enormes quantidades de vinhos nos porões. A bebida ficava em pipas de madeira com cerca de 500 litros, já que naquela época os vinhos ainda não eram engarrafados, veja só. 

O primeiro vinho a desembarcar no Brasil veio da região do Alentejo e era chamado de Pera Manca. Provavelmente você já ouviu falar dele! Hoje em dia, o maior consumo de vinhos portugueses acontece na América do Norte, com o Brasil vindo logo em seguida.

 

Principais regiões Produtoras

Uma das maiores reclamações dos fãs de vinhos portugueses é que muitas vezes não se encontram no rótulo informações a respeito da uva utilizada como matéria-prima. Sabe por quê? É que cada região do país desenvolveu técnicas de vinificação específicas, o que acaba sendo até mais importante para o consumidor do que a cepa utilizada.

A Hora de conhecer as principais regiões vinícolas de Portugal e a denominação de origem de cada uma:

Local de produção do Vinho do Porto, é uma das regiões vinícolas mais importantes e antigas do mundo. Com lindas paisagens, é banhada pelo rio Douro, que nasce na Espanha e desagua no Atlântico.

O inverno é bastante rigoroso. Em contrapartida, o verão é super quente. O solo é um misto de granito e xisto, rico em nutrientes que permitem a penetração de raízes em busca de água do rio.

Conhecida por muitos como a Borgonha Portuguesa, a região do Dão tem por característica vinhos com acidez marcante e aromas complexos, além de grande potencial de guarda.

A grande estrela da região é a casta Touriga Nacional, principal uva tinta portuguesa que produz vinhos com alto teor alcoólico e taninos bem acentuados.

O Alentejo fica no sul de Portugal. Seu solo é composto de xisto e areia, a altitude é mais baixa e o clima é quente, com invernos amenos e baixa incidência de chuvas.

Os vinhos alentejanos são tintos encorpados. Entre as principais vinhas plantadas na região, estão as estreladas e famosas Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Aragonez e Touriga Nacional. Também é possível encontrar, no Alantejo, vinhos feitos de uvas Syrah e Cabernet Sauvignon.

  • Madeira

A Ilha da Madeira fica localizada no Oceano Atlântico,a quase 1.000 km de Lisboa. Apesar da distância, é uma região muito importante para a vinificação portuguesa. A proximidade do mar proporciona  verões quentes e úmidos, e invernos mais amenos.  

Responsável por gerar o famoso Vinho Madeira, que leva uvas Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Tinta Negra.

Vamos para o extremo norte de Portugal, fronteira com a Galícia, na Espanha. O solo granítico, o clima fresco e a proximidade do Oceano Atlântico influenciam diretamente no terroir do local, e, consequentemente, nos vinhos produzidos. 

É aqui que é produzido o amado Vinho Verde! Em geral, são rótulos com baixa graduação alcoólica, sabor fresco, frutado e corpo levemente frisante.

 


Aproveitamos para convidar você para acessar www.dreo.com.br, conhecer um pouco mais da nossa história e aproveitar a curadoria caprichadíssima que nossos Dreólogos trazem todas as semanas!