Semana Especial do Wine Day

 

 

Todo dia 25 de maio de cada ano, os amantes do vinho em todos os lugares do mundo servem uma taça de seu vinho favorito para celebrar o Dia Nacional do Vinho. Como um dia é muito pouco para celebrar, estendemos a data comemorativa para toda a semana e de quebra trouxemos um TOP3 com as principais descobertas em 2021 dos nossos queridos Dreólogos, Antônio e Izalto.

 

Top3 Antonio di Tavi

 

 

 

3° lugar: Chianti Classico Riserva Clemente VII

Fala, Dreólogo!
“Temos aqui a apoteose da Toscana: 100% sangiovese, vinho de boa pegada, ele pede pra sentar e comer, e comer bem inclusive, montando aquele cardápio no capricho, aromas de frutas maduras, compota e taninos bem estruturados”.

Harmoniza com:
Carne vermelha grelhada e assada, bifes com osso e queijos maduros, como Gruyère, Estepe, Gorgonzola, Provolone e Parmesão.

 

2° lugar: Leo IGT Supertuscan Rosso Toscano 2018

Fala, Dreólogo!
“Mais um vinho jovem e fresco: fácil de harmonizar, agrada a todos, Na Itália, chamam os vinhos assim de “RUFFIANO” - eu traduziria isso com "carismático".

Harmoniza com: 

Pratos de carnes vermelhas em geral e queijos temperados.

 

1° lugar: Vivanco Crianza 2016

Fala, Dreólogo!
“Eu adoro os vinhos “intermediários”, e um vinho que surpreende é o Vivanco Crianza, 100% tempranillo, uva que representa bem a Espanha em todo o seu frescor e vivacidade: muitas frutas vermelhas, notas tostadas, alcaçuz. As plantações ficam ao lado do rio Ebro, na Rioja Alta, o que confere um toque herbáceo fresco especial”.

Harmoniza com: 

Carnes vermelhas grelhadas e assadas, massas com molhos de média intensidade e pratos da cozinha mediterrânea, como kafta, falafel, charutos de folha de uva e quibe cru.

 

Top3 Izalto Ribeiro

 

 

3° lugar: Vinho branco Cartuxa 2017

Fala, Dreólogo!
“Este branco Alentejano me encanta muito. Macio, sedoso, suntuoso e com boa acidez, casa perfeitamente com um belo bacalhau assado regado com azeite”

Harmoniza com:
Peixes e frutos do mar, massas ao molho branco, cozinha oriental.

 

2° lugar: Vinho Tinto Chianti Clássico DOCG 2017 Clemente VII

Fala, Dreólogo!
“Esse vinho me encantou por ser um coringa, um vinho versátil. Macio e equilibrado, acompanha vários tipos de comidas e ocasiões. É o vinho perfeito para  dar de presente para os amigos!”

Harmoniza com: 

Entradinhas, queijos, massas, carnes grelhadas e assadas.

 

1° lugar: Vinho Tinto Cistus Grande Reserva 2017

Fala, Dreólogo!
“Este vinho me encanta pela sua personalidade: é um vinho potente, maduro e elegante , muito macio e complexo em aromas. Um vinho para grandes ocasiões, que vem de uma belíssima região portuguesa que aprecio demais”.

Harmoniza com: 

Carnes vermelhas grelhadas e assadas e também pratos vegetarianos mais robustos.