Rótulos ideais para acompanhar o seu risoto

 

 

Um dos pratos que mais orna com um bom vinho são os risotos. Quentinhos, cremosos e com uma grande variedade de texturas e sabores, eles são perfeitos para harmonizar. Mas e na hora de escolher, qual rótulo combina mais com cada tipo de risoto?

Os ingredientes utilizados no risoto é que vão determinar qual o melhor vinho para a harmonização Os brancos e rosés costumam acompanhar bem a maioria dos risotos. Mas as receitas com carne, linguiça ou cordeiro aceitam tintos leves, como o Merlot e o Pinot Noir..

Outra harmonização super versátil é com espumantes brut, que acompanham bem os risotos - dos mais leves aos mais encorpados - inclusive aqueles que possuem frutas entre os ingredientes.

E foi pensando em nossos clientes risoteiros e risoteiras, que separamos uma bela seleção de vinhos que vão deixar seu prato ainda mais especial. Vamos conhecer?

 

 

Ritual Chardonnay 2018

Ritual Chardonnay é um vinho cremoso, elegante, de expressivo aroma de maçã verde e tangerina, com notas de baunilha e avelã. Em boca, sua refrescância é a característica mais notável. O faz harmonizar perfeitamente com pratos como risotos, peixes brancos de mar, mariscos e saladas com carnes brancas.

 

Vinho Branco Português Cartuxa 2017

Este vinho associa a sua qualidade ao nome dos monges Cartuxos, que desde 1587 levam uma vida solitária de oração no Convento de Santa Maria Scala Coeli, em Évora. Foi produzido pela primeira vez em 1986. Ideal para acompanhar risotos leves, peixes, frutos do mar, massas ao molho branco, comida oriental.

 


Vinho Branco Chileno First Edition Sauvignon

Os vinhos First Edition, da bodega Valle Secreto, expressam a personalidade única do terroir chileno. Cada variedade encontra o ambiente perfeito para desenvolver o sabor frutado e intenso. First Edition Sauvignon Blanc possui cor amarelo brilhante com tons esverdeados. Seu aroma é elegante e fresco, com notas de frutas cítricas, de frutas tropicais e de herbáceas. O paladar sugere acidez equilibrada, frescor e boa persistência.

 

Vinho Branco Garzon Estate Sauvignon Blanc 2019

Notas de frutas cítricas e flores brancas se mesclam neste ótimo exemplar da aromática Sauvignon Blanc. Em boca é fresco, com ótimo equilíbrio e delicado. Harmonize com risotos e entradas super leves, como saladas, sushi e sashimi e queijos claros de massa mole.

 


Vinho Tinto Português Crasto Superior 2017

Com aroma de frutas silvestres frescas como framboesa, amora, mirtilo e groselha, com notas de violeta e cacau, esse tinto possui um paladar fresco, com bom corpo e taninos presentes. Elaborado exclusivamente com uvas provenientes de vinhedos localizados na região do Douro Superior, esse nobre exemplar apresenta complexidade tanto no aroma, quanto no paladar.

 

Vinho Tinto Italiano Leo IGT Supertuscan Rosso Toscano 2018

Aqui, “Prugnolo Gentile” , uma variedade de Sangiovese, revela seu potencial máximo graças à boa ventilação, temperatura entre dia e noite, excelente exposição, raras geadas tardias e poucas tempestades. Trata-se de um vinho premiado com 98 pontos Guia Anual  Luca Maroni, e acompanha bem pratos com carnes vermelhas e queijos temperados.

 

Aproveitamos para convidar você para acessar www.dreo.com.br, conhecer um pouco mais da nossa história e aproveitar as dicas de harmonização e a curadoria caprichadíssima que nossos Dreólogos trazem todas as semanas!