A Mágica e a Mística do Brunello Di Montalcino

 

 

Experimente, numa roda de amigas/os winelovers como vocês, perguntar: qual é o melhor ou mais surpreendente vinho que você já saboreou? É quase certo que a grande maioria deles vai responder, com aquele brilho no olhar: Brunello di Montalcino!

Mas de onde vem toda a fama, mágica e mística do Brunello? Será que ele sempre foi o queridinho dos enólogos e sommeliers? Esse post aqui traz algumas respostas e uma super sugestão de Brunello pra você saborear nas melhores companhias.

 

Senta que lá vem História!

Tudo começou no século XIX, quando Clemente Santi, um farmacêutico que habitava a região de Montalcino, na Toscana, começou a estudar as uvas Sangiovese e as técnicas de viticultura: ele queria criar um vinho com grande potencial de envelhecimento.

O nosso Clemente descobriu que as uvas que estava manipulando eram um tipo de Sangiovese conhecidas na região como “Brunello”, que em italiano, significa “marrom”. O nome advém de sua casca escura, que dava aos vinhos uma coloração intensa. 

Durante anos, os Brunellos permaneceram como uma raridade, por ser um vinho “para entendedores” e de difícil acesso por conta de ser custo elevado -  resultado da pequena produção e muitos anos de maturação. O cenário começou a mudar na década de 1960, quando a DOC Brunello di Montalcino foi estabelecida. 

Em 1980, a região foi alçada à categoria DOCG, sigla para “Denominação de Origem Controlada e Garantida”, a primeira da Itália. Nesse período, o Brunello se tornou sinônimo de sofisticação e apareceu na mesa de diversas celebridades mundiais, de grandes empresários a músicos e atrizes, encantados com a mágica do sofisticado vinho toscano.

  

Características Únicas

As vinhas devem ter uma densidade de plantio de 3 mil plantas por hectare, para que suas características fiquem mais concentradas. O Brunello di Montalcino deve envelhecer por um período mínimo de dois anos em barris de carvalho, além de repousar quatro meses na garrafa. Além disso, só pode ser lançado cinco anos após sua colheita.

Com uma graduação alcoólica de no mínimo 12%, é engarrafado em garrafas do tipo Bordeaux, de vidro escuro, e fechadas com rolhas de cortiça. Todas essas regras contribuem para a produção de um vinho com o mais alto padrão de qualidade. 

Apresenta uma coloração rubi intensa e  aromas de frutas vermelhas e negras maduras, além de notas de especiarias, nuances terrosa e toques de baunilha. Possui ainda grande corpo, ótima estrutura tânica e acidez vibrante, podendo envelhecer por décadas na garrafa sem perder sua essência. As grandes safras do Brunello di Montalcino contam, inclusive, com um potencial de guarda de até 30 anos.

 

Tem Brunello da Dreo!

 

 

Temos, em nossa loja virtual, 8 rótulos diferentes do Brunello di Montalcino, que atendem todos os gostos, exigências e bolsos. Entre eles, está o Brunello Di Montalcino DOCG 2014 Giacomo Benedetti: elaborado a partir de vinhas antigas no norte de Montalcino, combina um raro aroma de frutas frescas como ameixa, cassis,framboesa e jabuticaba com  notas florais e de amêndoas, castanhas, café, tabaco, tostado e couro.

Um de nossos campeões de venda, este Brunello delicioso está com 43% de desconto e pode chegar até a sua mesa em até 24 horas!

Aproveitamos para convidar você para acessar www.dreo.com.br, conhecer um pouco mais da nossa história e aproveitar as dicas de harmonização e a curadoria caprichadíssima que nossos Dreólogos trazem todas as semanas.