Grapedia: Pinot Noir

 

 

Fabricados há mais de 2 mil anos, os vinhos elaborados a partir das uvas francesas Pinot Noir são alguns dos mais antigos do mundo, e seguem conquistando os amantes de vinho pela suavidade, taninos suaves e intensidade no aroma. A verdade é que por possuir menos taninos e por seus aromas frutados, os Pinot Noirs são uma bela porta de entrada para o mundo mágico dos vinhos. 

A Pinot Noir é também uma uva versátil e muito encontrada nos rosés e espumantes, incluindo os suntuosos Champagnes, que só podem ser produzidos com sete tipos de uva. Uma delas é, divinha? Isso mesmo, a Pinot Noir.

 

Características Marcantes:

A Pinot Noir é uma uva bastante sensível às alterações de clima e solo, podendo apresentar grandes variações entre safras e terroirs.Outra característica marcante  é sua casca fina, que contribui para sabores mais delicados e uma coloração vermelha menos intensa que a de outras uvas famosas, como a Merlot e a Cabernet Sauvignon. 

Seus aromas mais comuns são amora, cereja, framboesa, especiarias, flores e ervas. Quando estão em idade mais avançada, apresentam também notas de  couro e cogumelos secos.

 

 

Outras Características:

  • Baixos taninos; 
  • Acidez sutil;
  • Diversidade de aromas, com destaque para frutas vermelhas como amora, cereja e framboesa;
  • Originária da França e cultivada em diversos países, como Estados Unidos, Alemanha, Itália, Nova Zelândia, Austrália, Suíça, Chile, Argentina e Brasil.


Dicas de Harmonização:

Carnes: sobretudo as mais leves, como aves em geral, cortes bovinos menos gordurosos e salmão.

Massas: pastas em geral, de preferência com molhos mais leves como ao sugo e rosé.

Pratos da culinária francesa: casa fantasticamente com presunto cozido, coelho com mostarda, carne cozida lentamente com legumes no vinho e outras delícias da culinária francesa.

 


Aproveitamos para convidar você para acessar www.dreo.com.br, conhecer um pouco mais da nossa história e aproveitar a curadoria caprichadíssima que nossos Dreólogos trazem todas as semanas!