GRAPEDIA DREO: Nebbiolo

 

 

A Grapedia é a biblioteca de uvas da Dreo. Por aqui, você encontra uvas produzidas em diversas latitudes e temperaturas, e que são responsáveis pelos mais saborosos, suntuosos e memoráveis vinhos já produzidos. Além de um breve histórico das uvas e suas características mais marcantes, traremos também dicas de harmonização e claro: rótulos disponíveis na Loja Dreo pra você unir a prática à teoria. 

 

Neb.bio.lo

Famosa por sua acidez e taninos bastante acentuados, a Nebbiolo é uma das principais uvas da belíssima região do Piemonte, na Itália. Seu nome, em italiano, significa “névoa”: uma referência à neblina das montanhas onde as uvas são cultivadas. 

 

Ela origina um vinho rústico, com grande potencial de guarda (mais de dez anos, dependendo do produtor e safra) e aromas de alcatrão e rosas. Nos aromas é possível encontrar desde frutas vermelhas, especiarias e rosas até algumas notas mais rústicas como minerais, couro e até mesmo alcatrão. Sua coloração é de tonalidade vermelho granada, com bordas acastanhadas.

 

Dicas de Harmonização 

A Nebbiolo harmoniza bem com pratos que tenham sabores ácidos e ao mesmo um bom índice de gordura, como:

  • Carnes mais gordurosas como entrecôte e carré de cordeiro;
  • Queijos como Brie, queijo de cabra e Camembert; 
  • Massas em geral, com destaque para os molhos com carne ou cogumelos.

 

Nebbiolo na Dreo!

TINTO BODEGAS CARRAU VILASAR NEBBIOLO

Em 1931, a primeira vinha que foi adquirida pelos Carrau no Uruguai, na região de Las Violetas , se denomina “Viña Vilasar”, como lembrança de nosso povo de origem, Vilasar de Mar, na Cataluña, Espanha. Das 20 hectares que tinha a vinha, somente foi conservada até hoje umas poucas plantas originais de Marzemino e Nebbiolo. Esta última variedade é responsável pelos famosos vinhos Barolo e Barbaresco, típicos da Região de Piemonte.

 

Aroma e Paladar: aromas de flores silvestres, especiarias, com notas de alecrim e cassis. Vinho encorpado e persistente e encorpado na boca.

 

 

BAROLO DOCG CASTELVECCHIO 2016

Castelvecchio é uma marca sob a chancela da Manfredi, projeto familiar inaugurado na década de 1930 por Giuseppe Manfredi. Ao longo dos anos, os negócios foram se expandindo por toda a região do Piemonte, sem perder o caráter familiar. Atualmente, seu filho Aldo, ao lado da mulher Gianfranca e das filhas Luisa e Paola, comandam a vinícola com a ajuda de uma equipe dedicada, que honra a tradição regional. O portfólio é extenso e contempla os mais emblemáticos vinhos do Piemonte, entre espumante, Barolo, Barbaresco, Barbera, Bonarda, Gavi, Moscato d’Asti, Roero Arneis, vinhos brancos e rosés.

 

Aroma e Paladar: aromas frutados, notas florais, como de violeta, além de toques de especiarias. Vinho encorpado, com boa estrutura, taninos macios e final persistente. Esse é um vinho que pode ser apreciado de imediato, mas que apresenta um potencial de guarda de até uma década.