Grapedia: Malbec

 

 

Chegou a vez da Grapedia trazer pra você uma das uvas mais queridas da América do Sul. Isso porque, apesar de ser oriunda de Bordeaux, na França, a uva Malbec se consolidou na nossa vizinha Argentina - sobretudo em Mendoza, um dos maiores polos de produção de vinho do planeta. Isso porque a região possui altitude e equilíbrio ideal entre dias quentes e noites frias, que favorecem um bom desenvolvimento dessa uva. Mas também temos extensos cultivos de Malbec em outras localidades, como regiões do Chile, da Austrália e da Nova Zelândia.

Os vinhos Malbec estão entre os favoritos dos brasileiros, sendo uma das principais portas de entrada para quem quer conhecer mais a fundo o maravilhoso mundo dos vinhos. Isso porque, além de serem rótulos amplamente vendidos por aqui a preços acessíveis, os Malbecs se destacam pelo aroma frutado e sabor intenso, que permanece na boca por mais tempo. 

 

 

Características Marcantes

A uva cultivada na Argentina consegue chegar a um grau de maturação superior ao que encontramos em território francês. As características mais específicas podem variar de acordo com a técnica de cultivo empregada e o local do plantio; assim como acontece com os diversos processos de fermentação e a maturação. Ainda assim, destacamos algumas características marcantes entre os Malbec argentinos:

  • Acidez moderada;
  • Taninos marcantes;
  • Sabor marcante de frutas vermelhas, como amoras, cerejas e mirtilos;
  • Presença usual de notas de tabaco, pimenta e terrosas;
  • Coloração intensa e belíssima, motivo da uva ser usada em blends;
  • Aromas mais complexos, fruto do envelhecimento em carvalho.

 

 

Dicas de Harmonização

Versáteis, os vinhos Malbec harmonizam com diferentes pratos e sabores, com destaque especial para: 

Queijos: Malbec e queijos é uma combinação que não tem erro, sobretudo os tipos mais duros gordurosos, como o gouda, gorgonzola e roquefort.

Carnes Vermelhas: casa perfeitamente com aquele churrasco no capricho e linguiças variadas, principalmente as recheadas com queijos e pimentas. 

Sobremesas: buscando um vinho para acompanhar doces diversos? O Malbec é uma excelente pedida, principalmente se sua sobremesa for  à base de chocolate e amêndoas, como mousses e pavês. 

Agora é só você passar na nossa loja e escolher seu Malbec favorito! Para quem gosta de dicas, deixamos aqui os links dos 4 vinhos das imagens acima, altamente recomendados pelos nossos Dreólogos: