Grapedia: Cabernet Sauvignon

 

 

Chegou a vez da Grapedia trazer pra você uma das uvas campeões de venda no Brasil: a onipresente, versátil e inconfundível Cabernet Sauvignon

 

Originária da região de Bordeaux, da França, a Cabernet Sauvignon é o resultado do cruzamento natural entre a Sauvignon Blanc e a Cabernet Franc. Por ser muito popular e bem aceita, logo ela começou a ser cultivada em outros lugares da Europa. No século XX, a partir dos anos 70, a Cabernet Sauvignon conquistou outros continentes por sua fácil adaptação a climas variados. Em nosso continente, o país que mais se destaca em seu cultivo é o Chile. 

 

Características Marcantes

Um dos maiores diferenciais da Cabernet Sauvignon é sua casca, que é mais grossa do que na maioria das uvas. Essa casca espessa desempenha o papel de proteger a uva de variações climáticas. Além disso, é uma casca rica em taninos, responsáveis por conferir aos vinhos tintos o seu caráter adstringente: aquela sensação de boca "amarrada", semelhante a quando comemos um caju ou uma banana verde. 

Um dos segredos para amenizar isso é a sua colheita tardia, que permite que o fruto amadureça plenamente e atinja o auge do desenvolvimento. Dessa forma, os taninos são amenizados, e serão mais facilmente equilibrados ao longo do processo de vinificação. 

 

Outras características:

  • Em geral, proporciona vinhos de força e longevidade;
  • Adapta-se bem ao amadurecimento em barricas de carvalho;
  • Tem caráter marcante. É fácil de ser reconhecida em cortes, seus aromas e sabores se destacam, mesmo quando está em proporção pequena;
  • Ao mesmo tempo em que é marcante, é também versátil: gera desde tintos de grande cor e corpo, passando por tintos leves, rosados, espumantes e até mesmo brancos. 

 

 

 

Dicas de Harmonização

Os vinhos Cabernet Sauvignon são extremamente versáteis, e harmonizam perfeitamente com diversos alimentos. A seguir, algumas combinações para você apreciar:

Massas ao molho vermelho: vinhos feitos com a Cabernet Sauvignon são ideais para serem servidos com massas com molhos vermelhos, como lasanhas e o prório bolonhesa. 

Carnes vermelhas: carnes vermelhas mais pesadas combinam muito bem com vinhos mais encorpados. Além do tradicional churassco, as carnes de porco e de cordeiro ornam muito bem com o Cabernet Sauvignon.

Agora é só você passar na nossa loja e escolher seu Cabernet Sauvignon favorito! 

E para quem gosta de dicas, deixamos aqui os links dos 3 vinhos da imagem acima, altamente recomendados pelos nossos Dreólogos: