Fondue no friozinho: com quais vinhos harmonizam?

 

 

O inverno brasileiro chegou com tudo. E nesse friozinho, existe coisa melhor que reunir a família vacinada e saborear um delicioso fondue?

Seja de carne, de queijo ou de chocolate, sempre existe um tipo de vinho ideal para harmonizar e tornar esse momento ainda mais saboroso. De quebra, você pode fazer bonito no próximo encontro e compartilhar com a galera que sim: existem vinhos perfeitos para serem saboreados com fondue, sem confundir!
 


Harmonização com Fondue de Queijo 

 

 

Para acompanhar o seu fondue de queijo, que quase sempre vem com aquele pãozinho italiano, você pode optar pelos brancos, que possuem boa acidez para limpar a papilas gustativas e não deixar o fondue enjoativo; Outra ótima escolha são os tintos mais leves, frutados e com boa acidez, como os Bordeaux leves e o Pinot Noir.


Harmonização com Fondue de Carne 

 

 

Como a carne utilizada no fondue é em geral magra e bastante neutra (como o filet mignon), os sabores que irão prevalecer são dos molhos que acompanham o fondue. Por isso, para acompanhar o seu fondue de carne, escolha os vinhos com mais corpo, taninos mais presentes e uma acidez moderada. Tanto o chileno Ravanal Reserva Cabernet Sauvignon 2016 quanto o português Trovisco Reserva 2012 são apostas certas!

 

Harmonização com Fondue de Chocolate

 

 

Há quem diga que vinho e chocolate não combinam. Nós respeitamos, mas aqui entre nós: sempre dá pra harmonizar! Para acompanhar seu fondue de chocolate, o dulçor do vinho deve ser igual ou maior que o da sobremesa, pois existe o risco de o vinho desaparecer com a intensidade dos sabores dos chocolates com as frutas. Nesse caso, vinhos do Porto como o Tawny e o Andresen Fine Tawny são as melhores companhias.

Aproveitamos para convidar você para acessar www.dreo.com.br, conhecer um pouco mais da nossa história e aproveitar as dicas de harmonização e a curadoria caprichadíssima que nossos Dreólogos trazem todas as semanas!